quinta-feira, 17 de junho de 2010

Demografia

Indicadores Números
População(milhões de habitandes em 2004) 21,4
Densidade demográfica 2004 89,71
Pop. Urbana 2003 45
Cresc. Dem. Anual em % (2000 a 2005) 2,7
Filhos por mulher 4,11
Expectativa de vida 56,5 homens, 59,3 mulheres
Mortalidade Infantil 57,8
Analfabetismo 28,4
IDH 0,568

Subdivisões

Upper East
Upper West
Northern
Brong-Ahafo
Volta
Ashanti
Eastern
Western
Central
Greater Accra

Cultura

Talvez a mais visível (e vendável) contribuição cultural de Gana atualmente seja o tecido conhecido como kente, que é amplamente reconhecido por suas cores e simbolismo. O kente é feito por habilidosos tecelões ganenses, e os principais centros de tecelagem situam-se em volta da cidade de Kumasi (Bonwire é conhecida como a terra do kente, apesar de algumas áreas da região do rio Volta também reclamarem o título).

Ali se encontram vários tecelões produzindo longas peças de kente. Estas peças podem ser costuradas juntas para formarem os grandes turbantes que são usados por alguns ganenses (especialmente chefes) e são comprados por turistas em Acra e Kumasi.

Após a independência, a música de Gana floresceu, particularmente um estilo dançante chamado high life, que é muito tocado nos bares e clubes do país. Muitos ganenses são adeptos da percussão, e não é incomum escutarem-se tambores sendo tocados em eventos sociais.

Economia

A economia é baseada na extração de recursos naturais. Os principais itens exportados são o ouro, madeira e cacau. A moeda do Gana é o Cedi.

A agricultura faz do Gana um dos países mais ricos da África tropical. A atividade agrícola contribui com mais da metade do produto interno bruto. O principal produto é o cacau, que responde pela maior parte das exportações. O governo controla a exportação de cacau pela compra de toda a produção a preços muito inferiores do mercado internacional, mas muitos produtores exportam o produto de forma ilegal. Este país também exporta, em menores quantidades, café e banana. Outros cultivos menos importantes são, no norte, batata e mandioca e, no sul, alguns cereais como milho, sorgo e arroz. O gado só é explorado no norte e na regiao de Accra, onde predominamos rebanhos caprinos e ovinos. A pesca, apesar de pouco desenvolvimento, é suficiente para abastecer o mercado interno, sobretudo o consumo de pescado seco.

Juntamente com a agricultura, a mineração é uma das principais atividades econômicas. País rico em recursos minerais, Gana explora ouro, diamantes, manganês e bauxita. Também possui petróleo, embora em pequena quantidade. A energia elétrica é obtida quase totalmente em centrais hidrelétricas, sobretudo na represa de Akosombo, no rio Volta.

Concentrada na fabricação de alimentos, bebidas, cigarros e produtos químicos, farmacêuticos e metalúrgicos, a indústria absorve cerca da quinta parte da mão-de-obra ganesa. A indústria madeireira também tem certa importância, mas carece da infra-estrutura quanto ao transporte e maquinaria.

Política

A constituição de Gana de 1992 determinou um sistema de governo multipartidarista com Parlamento unicameral e presidente eleito por voto universal para um mandato de quatro anos. O presidente, que é ainda o chefe de estado e o comandante das forças armadas, escolhe um Conselho de Ministros, sujeito à aprovação do Parlamento. Os membros do legislativo também são eleitos por sufrágio universal para um mandato de quatro anos.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Geografia do Gana

O Gana situa-se no golfo da Guiné, na África ocidental, alguns graus apenas a norte do Equador. Metade do país fica a menos de 152 metros acima do nível do mar, e o seu ponto mais elevado tem apenas 883 m. Os 537 quilómetros de costa são compostos principalmente por litorais baixos e arenosos, atrás dos quais se estendem planícies cobertas por vegetação de pequeno porte, intersectada por vários rios e ribeiros, a maioria dos quais só é navegável em canoas. A norte, perto da fronteira com a Costa do Marfim, estende-se uma faixa de floresta tropical interrompida por colinas densamente florestadas e muitos rios e ribeiros. Esta área, conhecida como Ashanti, produz muito do cacau, minerais e madeira do país. A norte desta faixa, a altitude varia entre 91 e 396 metros acima do nível do mar e o território está coberto por arbustos baixos, savana e planícies cobertas de erva.

O clima é equatorial (Gana fica na linha do equador). A faixa costeira ocidental é morna e comparativamente seca; o canto sudoeste é quente e úmido; o norte é quente e seco. Existem duas estações das chuvas no sul: Maio-Junho e Agosto-Setembro; no norte, as estações das chuvas tendem a fundir-se. Um vento quente de nordeste, o harmatão, sopra em Janeiro e Fevereiro. A precipitação média anual na zona costeira é de cerca de 83 centímetros.

O lago Volta, o maior lago artificial do mundo, estende-se desde a barragem de Akosombo, no sueste do Gana, até à cidade de Yapei, 520 quilômetros para norte. O lago gera electricidade, fornece uma via de transporte no interior e é um recurso potencialmente valioso para a irrigação e para a aquacultura.

Hino Nacional

quinta-feira, 6 de maio de 2010

História da selecção do Gana

É uma das forças do futebol africano. Venceu quatro vezes a Copa das Nações Africanas em 1963, 1965, 1978 e 1982 e foi três vezes vice-campeão em 1968, 1970 e 1992. Venceu cinco vezes a Copa da África Ocidental em 1982, 1983, 1984, 1986 e 1987.

Nos Jogos Olímpicos, conquistou a medalha de bronze em 1992 sendo a primeira equipe africana de futebol a conquistar uma medalha olímpica.
Nos Jogos Pan-Africanos conquistou duas medalha de bronze em 1978 e 2003.
Na Copa do Mundo de 2006, foi a única seleção da África a passar para a segunda fase da competição, após eliminar a então favorita República Checa. A Seleção Ganesa de Futebol foi eliminada pelo Brasil nas oitavas de final, ao perder por 3 a 0, ficando na 13ª posição na classificação final.
Gana também se destaca nas categorias de base tendo, por uma vez, vencido o Campeonato Mundial de Futebol Sub-20, em 2009, e sendo por duas vezes vice-campeão do torneio, em 1993 e 2001. Também, por duas vezes, venceu o Campeonato Mundial de Futebol Sub-17, em 1991 e 1995.